top of page

A importância da limpeza dos módulos fotovoltaicos

  • Foto do escritor: FiberX
    FiberX
  • 20 de mai. de 2024
  • 3 min de leitura

A importância da limpeza dos módulos fotovoltaicos

 

Em 2024 o Brasil ultrapassou a marca de 2,5 milhões de unidades consumidoras com sistema solar fotovoltaico instalados. Por se tratar de um mercado relativamente novo e em rápido crescimento, é comum que surjam dúvidas referente a manutenção dos sistemas fotovoltaicos. Por se tratar de um sistema elétrico, é necessário que recorrentemente seja realizada uma inspeção/manutenção nos equipamentos que o compõe. Um dos equipamentos que necessitam de manutenção são os módulos fotovoltaicos.


Os módulos são responsáveis por captar a radiação solar e transformá-la em energia elétrica. Quando essa captação é atrapalhada por algum objeto ou sujeira sobre os módulos fotovoltaicos, a geração de energia é prejudicada.


Dessa forma, a limpeza dos módulos fotovoltaicos é um ponto importante na manutenção dos sistemas fotovoltaicos.

 

Cuidados ao Realizar a Limpeza dos Módulos Fotovoltaicos

Todo processo de manutenção exige cuidados e a limpeza dos módulos fotovoltaicos não é diferente. Por se tratar de um sistema elétrico instalado em altura, requer alguns pontos de atenção:


  • Desligar o sistema antes de iniciar Como envolve energia elétrica, é necessário que o sistema esteja totalmente desligado para iniciar o processo de limpeza;

  • Verificar visualmente se os conectores, cabos e módulos estão em perfeito estado Essa aferição visual irá garantir que tais itens não sejam molhados e venha a gerar um curto-circuito quando o sistema ser ligado;

  • Evitar realizar a limpeza em horário de maior calor Quanto mais calor estiver, maior será a temperatura que a superfície do módulo estará, logo, a água fria pode danificar o módulo devido a diferença de temperatura.


  • Ler o manual do fabricante do módulo Cada fabricante possui sua própria recomendação referente a limpeza dos módulos, então é primordial que seja realizada a leitura antes do processo para não causar nenhum dado ao produto.


  • Utilização de materiais adequados A utilização correta de materiais para a limpeza irá garantir a integridade dos módulos e a segurança de quem estará realizado o serviço.

 

Quem Pode Realizar a Limpeza?

Considerando que os módulos estão instalados sobre o telhado, é recomendável que a limpeza seja realizada por profissionais capacitadas e qualificada para tal. Geralmente a empresa que lhe vendeu o sistema, pode realizar esse serviço.


Em alguns casos, essa manutenção pode ser acordada ou contratada quando o sistema solar for adquirido. Subir no telhado exige conhecimento da NR 35 e da NR 10, visto que se trata de um sistema elétrico. Muito provável que a empresa já possua os materiais necessários para realizar a limpeza, o que trará segurança ao processo e ao seu sistema.

 

Que Produtos Utilizar?

A limpeza dos módulos em hipótese algum pode ser feita com substâncias corrosivas, como ácido hidrofluorídrico, acetona, álcool industrial etc. Também não se deve utilizar materiais abrasivos como ferramentas metálicas, lã de aço ou ferramentas com pontas rígidas. Deve-se evitar a utilização de pressurizadoras de água e caso for utilizada, deve ser analisado o manual do módulo para que a pressão da máquina esteja regulada ao que o fabricante recomenda.


A limpeza deve ser realiza com água corrente e com material macio, como panos ou cerdas próprias para esse tipo de serviço. Já existem no mercado materiais próprios para a limpeza dos módulos, o que garante facilidade e segurança no processo.

Vale destacar que a utilização de materiais e ferramentas incorretas pode danificar o módulo fotovoltaico e acarretar a perda de garantia.

 

Frequência de Limpeza

A frequência de limpeza dos módulos vai depender da região onde esse sistema está instalado. Se for uma região com muita estrada de terra e sem muita chuva, é provável que o sistema necessite de uma limpeza trimestral ou até em menos tempo. Caso seja um local onde chova regularmente e não tenha tanta poeira, essa limpeza pode ser realizada a cada semestre.


É sempre importante avaliar se não existe outro tipo de sujeira sobre os módulos, como folhas, dejetos de aves ou outro material, até a poluição do ar é um ponto de atenção. Sistemas instalados próximos a fábricas que emitem fuligem ou próximos a obras civis, podem requerer uma limpeza mais recorrente. Cada sistema fotovoltaico é único e possui características diferentes entre eles, logo, sistemas instalados na mesma região, podem necessitar de limpeza com recorrências diferentes.


Vale lembrar que quanto mais limpo seu módulo estiver, melhor será a geração de energia do seu sistema. Manter a recorrência de manutenção, irá garantir a eficiência e segurança do seu sistema fotovoltaico e o rápido retorno do seu investimento.


 

Referências

 
 
bottom of page